terça-feira, 19 de junho de 2012

Redação:Diferenças entre texto dissertativo,descritivo e narrativo.

Em vestibulares e concursos, a prova de Redação é um grande fator de eliminação. Através dela, as instituições têm um indicador mais concreto da formação do aluno, diferentemente das questões de múltipla escolha. Geralmente, exige-se que o candidato produza um texto dissertativo. Em menor proporção, podem ser solicitados ainda textos narrativos ou descritivos. Conheça as características de cada um desses textos:
1 - DISSERTAÇÃO: dissertar significa “falar sobre”. É o texto em que se expõem ideias, seguidas de argumentos que as comprovem. Na dissertação, você deve revelar sua opinião a respeito do assunto.
2 - DESCRIÇÃO: texto em que se indicam as características de um determinado objeto, pessoa, ambiente ou paisagem. Na descrição, você deve responder à pergunta: Como a coisa  (lugar / pessoa) é? É importante tentar usar os mais variados sentidos: fale do aroma, dos cheiros, das cores, das sensações, de tudo que envolve a realidade a ser descrita. 
3 - NARRAÇÃO: texto em que se contam fatos ocorridos em determinado tempo e lugar, envolvendo personagens. Lembre-se: você deve “narrar a ação”, respondendo à pergunta: O que aconteceu?

20 comentários:

  1. ' me ajudaram mt no trabalho , obrigado !

    ResponderExcluir
  2. Gostei, só acho que faltou falar sobre os textos argumentativos, mais gostei bastante continua escrevendo e nos ajudando. :)

    ResponderExcluir
  3. To horrivelmente em duvida nesse assunto, sempre que vou escrever um texto Dissertativo, acabo escrevendo narrativo... Em dois testes, me lasquei, devido a isso.

    ResponderExcluir
  4. Gostei do texto me ajudou muito com algumas dúvidas que eu tinha sobres esse assunto.

    ResponderExcluir
  5. Adorei, nos ouros lugares você acha textos enormes que só ficam te dando volta, já aqui é uma rápida explicação, porém bem direta. muito bom

    ResponderExcluir
  6. Texto descritivo - presença de adjetivos e advérbios de modo.

    O Brasil é um país emergente que faz parte dos BRICS. Sua economia cresce rapidamente em relação aos subdesenvolvidos.

    ResponderExcluir